História do Patchwork

História do Patchwork

O estouro da Bolsa de Valores dos Estados Unidos causou a Grande Depressão, que durou de 1929 a 1939, fazendo com que precisassem aproveitar todo e qualquer tecido disponível, usando formatos como o Apple Core (miolo de maçã) e os triângulos, que permitiam aproveitamento total dos tecidos. Nessa época surgiram os equipamentos para aplicação e a bonequinha Sunbonnet Sue (Sue com chapéu de sol). (Wikipedia)
A revolução trazida pela Segunda Guerra Mundial e pela liberação feminina, na década de 1960, desvalorizaram um pouco a tradição do Patchwork. Porém, em 1979, a empresa Olfa lançou um sistema inventado pelo Sr. Y. Okada, que utilizava um cortador rotatório, uma placa de base (para não deixar a lâmina perder o fio) e réguas com marcações, permitindo corte mais rápido e com precisão. Era para facilitar o corte da seda, mas adaptava-se tanto ao Patchwork, que revolucionou e agilizou o mundo doPatchwork. Desde então, houve o crescimento no interesse por essa arte.
Além de embelezar qualquer superfície, o Pacthwork ainda conta com a vantagem de ser um material sustentável, afinal, os retalhos de tecido que antes eram descartados, agora se transformam em lindos produtos nas mãos habilidosas dos artesãos.
Bolsa em Patchwork na cor verde
Bolsa em Patchwork na cor verde
As aplicações desse revestimentos são as mais variadas possíveis. Com ele podemos inovar nos tapetes, cortinas, móveis, bolsas, objetos, roupas e até nas paredes!

Parede em Patchwork

5 comentários:

  1. Uau!!!
    Flor ,achei que fazia pouco tempo essa arte,...nossa!!!
    Adorei saber um pouco mais dessa arte linda..
    Bjs flor tenha dias lindoos..

    ResponderExcluir
  2. Olá Katylane. Vim através da divulgação do blog da Lih...Adorei tudo por aqui e já estou seguindo para não perder as novidades.... O patchwork é muito interessante e estou me aventurando por ele, aprendendo algumas coisas em um desafio que estou participando...Só é bem trabalhoso, principalmente quando os desenhos teimam em não se encontrar...rsrsrs... Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,adorei te-la no meu cantinho!!!
    Quem fez minha arte da entiqueta foi a mesma que fez meu cantinho,ela é uma flor de pessoa é a Juliana Olivencia,ela tem uma lojinha lá no elo7,entra lá e fala com ela ,ela vai te dar todos os detalhes,sobre o que vc quer.
    É esse aqui o link dela;
    http://www.elo7.com.br/alemdaimagem
    Bjs flor..

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa arte, e nem o nome, achei interessante!
    Tô seguindo aqui, viu?
    Tem sorteio lá no blog, participa? http://llegaraquince.blogspot.com.br/2013/06/sorteio-1-ano-de-llegar-quince.html
    Beijos

    ResponderExcluir

Sejam bem Vindos

 

Kym Memory Store Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang