Flor de Lótus



Simbologia da flor de lótus



A flor de Lótus é uma espécie de flor aquática, com muitos significados para os países do Oriente, especialmente o Japão, o Egito e a Índia. Ela é considerada sagrada e um dos símbolos mais antigos e mais profundos do nosso planeta. Nos ensinamentos do budismo e hinduísmo, a flor de lótus simboliza o nascimento divino, o crescimento espiritual e a pureza do coração e da mente.

O significado da flor de lótus começa em suas raízes – literalmente! A flor de lótus é um tipo de lírio d’água, cujas raízes estão fundamentadas em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos. O lótus vai subindo à superfície para florescer com notável beleza. O simbolismo está especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, tão bonita e tão especial para tantas pessoas.

Suas luminosas e imaculadas pétalas, tem o dom de “auto limpar-se”, ou seja, conseguem repelir microrganismos e poeiras. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.



À noite as pétalas da flor se fecham e a flor mergulha debaixo d’água. Antes de amanhecer, ela levanta-se das profundezas novamente, até ressurgir novamente à superfície, onde abre suas pétalas novamente. Por causa desse ritualismo, os egípcios antigos associavam a flor de lótus com o deus do sol Ra, porque a flor se fecha durante a noite e se abre todas as manhãs com o ressurgimento do sol.



É também a única planta que regula o seu calor interno, mantendo-o por volta dos 35º, isto é, a mesma temperatura do corpo humano. Outra característica peculiar são suas sementes, que podem ficar mais de 5 mil anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar.
Nativa do sul e leste da Ásia, bem como a Austrália, as flores de lótus se adaptam a uma ampla variedade de habitats aquáticos – desde lagos de água cristalina até a pântanos sombrios. As flores formam um ciclo interminável e perene – As raízes crescem no Inverno, os brotos florescem durante a primavera, no verão, as belas flores desabrocham e no outono, as flores secam, porém não caem.

Muitas vezes nós só conseguimos enxergar o lado ruim das coisas, sendo pessimistas, reclamando da vida, porém sem fazer nada para mudar o destino. O segredo é seguir o exemplo da Flor de Lótus, que mesmo em meio ao lodo em que vive, não há nada que a impeça de florescer tão bela e formidável. Portanto, devemos deixar as mazelas de lado e se preocupar em produzir algo puro e belo, assim como a Flor de Lótus faz diariamente e com toda a tranquilidade.

Read more: http://www.japaoemfoco.com/flor-de-lotus-significado/#ixzz2YNqsMEpc

3 comentários:

  1. Olá Katylane. Eu sou budista seguindo a filosofia de Nitiren Daishonin, e a flor de lótus, realmente serve como símbolo do poder de mostrar que é possivel atingir a iluminação, mesmo em meio aos problemas que nos rodeiam durante a vida. Precisamos sempre evidenciar essa iluminação onde quer que estejamos, e ser como a flor de lótus, que mesmo em meio ao lamaçal, produz uma linda flor. Ela representa a simutaneidade da causa e efeito. Quando fazemos uma causa, produzimos o efeito no mesmo instante, que será colhido em algum momento...É um pouco complexo para lhe explicar em poucas palavras, mas em síntese é isso...

    Deixando a filosofia de lado, é uma flor maravilhosa...Eu gosto muito, principalmente das coloridas em tom lilás...

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amada por dividir um pouco comigo,gosto muito da Flor de Lotus,pois como evangelica agente aprende que mesmo estando em meio a tantas aflições e coisas erradas deste mundo devemos brilhar como luz do mundo,amo a cor rosa,e esse vai ser o tema do meu proximo post sobre a flor de Lótus"O significado das cores.Bjssss

      Excluir
  2. Muito legal ficar sabendo a origem da flor de lotus, e a flor é linda uma perfeição, Katylane tem post novo lá no blog se quiser dá uma conferida, tenha uma ótima semana fique com Deus beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs

    ResponderExcluir

Sejam bem Vindos

 

Kym Memory Store Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang