Minha Psico



Símbolo da Psicologia


O símbolo da psicologia é representado por umtridente, símbolo das divindades do mar, o qual representa a vigésima terceira letra do alfabeto grego denominada “Psi”. Na etimologia, o termo psicologia corresponde a união das palavras gregas “psiche”, que quer dizer alma, “sopro” (o sopro de vida ou o sopro d'alma), e “logos” que significa estudo. Assim, em outras palavras, psicologia significa o “estudo da alma”.

Tridente: Símbolo da Psicologia

O símbolo da Psicologia carrega muitas interpretações sendo representada pelo símbolo solar do tridente, e algumas vezes, é composto também de duas
serpentes, que simbolizam os saberes da ciência, e dois ramos de louro que simbolizam a glória, a vitória e a homenagem. Destarte, a primeira das interpretações acerca do símbolo, afirma que cada ponta do tridente, representa o tripé das teorias ou correntes psicológicas, a saber: o comportamentalismo, a psicanálise e o humanismo.





Por conseguinte, alguns afirmam que cada extremidade desse símbolo do raio representam os relâmpagos; outros encetam que cada ponta simboliza as forças do inconsciente. Nesse sentido, vale lembrar que segundo a teoria do criador da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939), as três pontas do tridente representam a tríade das forças denominadas por ele de: id (inconsciente), ego (pré consciente) e super ego (consciente). Além disso, há interpretações que indicam que as três pontas do tridente simbolizam as três pulsões humanas, a saber: a sexualidade, a espiritualidade e auto conservação (alimentação).

Segunda a tradição cristã, o tridente pode simbolizar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo); e, por outro lado, é também o símbolo do castigo e da culpa representado, dessa forma, como instrumento do castigo nas mãos do Satanás. Vale lembrar que na Índia, o tridente chamado de Trishula, objeto carregado pelo Deus supremo do Hinduísmo, Shiva, Deus da energia criativa, da transformação e da destruição. Com efeito, o trishula (tridente) representa os raios simbolizando seus três papéis, ou seja, o destruidor, o criador e o preservador; ou ainda, a inércia, movimento e equilíbrio.







A borboleta é o símbolo do renascimento para a psicanálise moderna, que é representada com asas de borboleta.

Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta.



Créditos:Dicionário de símbolos
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/borboleta/

0 comentários:

Postar um comentário

Sejam bem Vindos

 

Kym Memory Store Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang